sábado, 8 de março de 2014

Porque os gatos trazem animais para dentro de casa

Porque os gatos trazem animais para dentro de casa

Seu gato traz brinquedos ou animais mortos para você? Saiba o que isso significa

Entenda que os felinos não pensam como os humanos... Seus instintos mandam que eles levem os resultados de grandes caçadas, que pode ser uma mariposa, lagartixa ou mesmo uma ratazana morta, para sua casa. Sinta-se honrado, pois esse é um sinal de grande admiração do seu felino por você! Entretanto, quando os gatos começam a trazer o que nós achamos nojento, é possível desencorajar essa atitude.

Se o seu gato trouxer uma presa para dentro de sua casa e não a comer, é bem provável que seja um ”presente” dele para você. Considere-se um felizardo: o gato tem muito apreço por você. Essa é uma forma de demonstração de afeto e submissão. O felino reconhece que, ao levar uma presa, resultado de uma “incrível” caçada, é como entregar um troféu que deve ser oferecido ao dono.

O problema dessa atitude, além dos óbvios sustos por parte dos tutores ao se depararem com um rato morto, por exemplo, é a questão da possibilidade de transmissão de doenças. Gatos que têm acesso a esse tipo de animal podem estar mais vulneráveis à toxoplasmose, uma zoonose grave que pode afetar seres humanos.

Você pode tentar desencorajar esse tipo de atitude, mas nunca brigue com o gato. Manter o gato somente em casa é uma alternativa. Caso você tenha um quintal, colocar uma coleira com guizo pode ajudar a espantar as presas antes de serem atacadas. O gato ainda poderá expressar o seu comportamento natural de caça. Quando não conseguir evitar a morte do animal que foi capturado, pegue o “presente” e descarte. Eventualmente os gatos apenas exercitam o ato da caça e deixam suas “vítimas” irem embora ilesas com uma majestosa condescendência.

Pode ser que o gato se sinta ofendido com a recusa do presente: alguns especialistas em comportamento dizem que essa é uma forma do gato ensinar o tutor a caçar. Entre as gatas, esse comportamento pode ser mais frequente, pois elas ensinam essa habilidade aos seus filhotes.

Outra solução apontada para diminuir a frequência é ter outro gato, que pode ser uma forma de direcionar a atenção do seu felino para outras formas de interação com o seu ambiente.

Certifique-se de alimentar o seu gato de forma adequada para que ele nunca sinta fome e tente fugir à procura de um lanche extra!

Outra interpretação é de que o pássaro morto, graciosamente enrolado em penas, não é atualmente um presente ao dono, mais sim um exercício de treinamento. Veja bem, gatos ensinam aos seus gatinhos e outros dependentes da família como caçar e capturar uma presa passo a passo. Quando Fofinho larga o corpo no seu pé, essa é a lição número 1 em sua grade de ensino. O felino notou a sua total (dono) falta de habilidade de caçar e pegar a sua própria comida, e está tentando TE ENSINAR, como ele ensinaria a seus filhotes, como se alimentar sozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário